sábado, 21 de maio de 2011

Webber quebra sequência de Vettel e é pole na Espanha

Mark Webber comemora sua pole position ao lado
de Vettel e Hamilton. É a primeira vez que
o australiano larga na pole depois
de 10 GPs de jejum.


O australiano Mark Webber conseguiu quebrar a sequência de 5 poles positions consecutivas de Sebastian Vettel e vai largar amanhã na frente no G.P. da Espanha. Webber conseguiu a 7ª pole de sua carreira e a 2ª consecutiva em Barcelona, já que no ano passado ele não só largou na frente como venceu a prova. O australiano tem inclusive uma incrível escrita a seu favor amanhã. Nos últimos 10 GPs disputados na pista catalã, o vencedor foi sempre o piloto que largou na pole position.

Esse pole de Webber significou o fim de uma sequência de maus resultados em treinos que vinha desde o ano passado. A última vez que largou na frente foi no G.P. da Bélgica de 2010, há 10 corridas atrás. Foi também a primeira vez desde o GP da Itália do ano passado que o australiano conseguiu superar o seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, no grid de largada. Webber não escondia a satisfação pela quebra dos tabus : "Foi uma excelente sessão. Parecia evidente que teríamos uma boa margem de vantagem sobre os demais carros, então era um duelo entre eu e Sebastian pela pole position. No final fiz uma boa volta e tivemos uma grande batalha , mas hoje foi o meu dia”.


Webber conseguiu virar quase um segundo à frente do 3º
colocado, Hamilton e acredita que a disputa pela
vitória se restringirá mesmo entre
os pilotos da Red Bull.


De fato, Webber parece estar vivendo o seu grande momento depois de vários meses na sombra de Vettel. Após um mau início de temporada, fez uma excelente corrida na China, quando largou em 17º e chegou em 3º, depois uma outra boa corrida na Turquia quando terminou em 2º, atrás apenas de Vettel. Agora, pole na Espanha e se levarmos apenas em conta a incrível escrita dos últimos 10 anos em Barcelona, favoritíssimo para a corrida.

Ameaça mesmo ao triunfo de Webber parece vir apenas de Vettel, tal a vantagem que a Red Bull mostrou hoje nos treinos. Lewis Hamilton, o terceiro colocado, ficou quase há um segundo do australiano, uma eternidade. Já o alemão que ficou 2 décimos atrás de Webber parecia conformado : “Perdi um pouco de tempo no Q3, então não fiquei feliz com minha volta. Nós tivemos alguns problemas e não consegui usar o Kers, mas não perdi a pole por isso. Mark mereceu. Acho que vamos estar no topo novamente na corrida, a equipe fez um trabalho excepcional e o carro está ainda mais rápido"


Vettel desta vez teve que se conformar com a segunda
posição e reconheceu que o companheiro de equipe
foi melhor : "Não consegui usar o Kers, mas não
perdi a pole por isso. Mark mereceu."


A Red Bull só perde a vitória amanhã se acontecer algo completamente inusitado na corrida e essa é a única aposta que os pilotos da McLaren fazem para poder superar a equipe de  Dietrich Mateschitz. Hamilton é o que parecia mais desanimado, mesmo largando em 3º. “A F1 é o auge do automobilismo, nada vem fácil. Somos a 2ª equipe mais rápida, então não podemos reclamar muito. Espero que em algum momento aconteça uma melhora significativa com o carro para termos uma corrida decente com esses caras. Eles tem uma vantagem de 1 segundo na classificação. Mas vamos lutar o máximo possível, estivemos perto nas corridas anteriores”.

Já Jenson Button, que vai largar em 5º, parecia mais satisfeito : “Sinto que eu fiz uma boa volta, então estou feliz. Meu carro a cada corrida está melhor. Com um pouco de sorte seria o 3º, já que fui apenas 3 centésimos mais lento do que Lewis e Fernando, uma diferença mínima, mas por outro lado vou largar do lado limpo do grid. Outra coisa boa é que temos dois jogos de pneus com apenas uma volta cada, e outro totalmente novo, o que deve ser a chave para amanhã. Ter os pneus em bom estado será fundamental. Há uma diferença crucial entre os pneus macios e os duros aqui, então haverá diversas estratégias amanhã."

Alonso e Webber se comprimentam. O espanhol fez uma volta
fantástica e só não terminou em terceiro por causa
de três milésimos. "Se eu tentasse repeti-la
20 vezes, não faria melhor"


Mas no final da qualificação o piloto mais feliz de todos, mais até que o pole Webber, era o espanhol Fernando Alonso que correndo em casa conseguiu colocar sua Ferrari entre as duas McLaren, ficando a apenas 3 milésimos do 3º colocado, Hamilton : "Eu fiz uma volta perfeita. Acho que se eu tentasse repeti-la vinte vezes não faria melhor. Quando você faz uma volta assim é difícil explicar em palavras o que a gente sente. Estar sempre no limite em cada curva é uma sensação muito especial. Estou muito feliz e é a nossa melhor posição de largada no ano. Até agora, temos sido melhores nas corridas do que na classificação, e por isso acho que podemos lutar pelo pódium. Acredito que vai ser difícil no início, já que a McLaren sempre larga bem e eles tem um conjunto de pneus mais novo do que nós.”

Fechando os 10 primeiros largam Petrov, Rosberg, Massa, Maldonado e Schumacher. Os pilotos da Mercedes pareciam conformados e apostam numa corrida melhor, sendo que Michael nem saiu para o Q3 por que tinha problema no Kers e resolveu poupar um jogo de pneus. Já Massa com problemas de equilibrio no carro não passou de um 8º lugar , uma posição à frente da maior surpresa do treino, o venezuelano Pastor Maldonado. O piloto da Williams com um asa nova traseira no carro fez uma volta espetacular e superou os pilotos da Sauber e Toro Rosso que eram os maiores favoritos para fecharem o Q3. Já o nosso Rubinho não passou do Q1 devido a problemas no câmbio.


Se mesmo com Kers, asas móveis e pneus pouco resistentes da
Pirelli, a corrida for monótona amanhã, que tal o G.P. da
Espanha voltar a ser realizado em Montjuich ?

Se Webber vencer amanhã, será a 11º corrida seguida que o pole terminará vencedor em Barcelona, que é um reflexo evidente de um traçado patético para uma corrida de carros. Nem Mônaco, onde todos reclamam que é impossível ultrapassar, tem números tão absurdos. Só que o principado é um circuito de rua...  Vamos ver como a pista catalã vai reagir ao "pacotão 2011" : pneus pouco resistes da Pirelli + kers + asas móveis. Mas, se nem assim tivermos emoções, que tal o G.P. da Espanha voltar para Montjuich ?

Nenhum comentário: