sábado, 28 de maio de 2011

Em dia de acidente de Perez, Vettel larga na pole em Mônaco

Sergio Perez sofreu um grave acidente no final do Q3
que por sorte não teve maiores consequências
do que uma concussão cerebral.
Mexicano não corre amanhã.

Sebastian Vettel obteve hoje em Mônaco sua 5ª pole position no ano em 6 GPs disputados, sua 20ª pole na carreira e estabeleceu um novo recorde na pista de Monte Carlo, fazendo o tempo excepcional de 1'13"556. Mas o  acidente com o mexicano Sergio Perez acabou deixando tudo isso em segundo plano.

Faltavam pouco menos de 3 minutos para acabar o Q3 quando Perez perdeu o controle de sua Sauber após a saída do túnel. O carro guinou violentamente para à direita e atingiu com força o guard-rail,  deslizando em alta velocidade até bater em cheio no softwall que fica na saída do "esse". Logo ficou claro que o piloto estava inconsciente e todos imediatamente se lembraram de Karl Wendlinger, que bateu em 1994 no mesmo local, com o mesmo carro e que também desfaleceu com a pancada.


O socorro ao piloto mexicano interrompeu o treino por
quase 30 minutos, mas quando recomeçou
todos sabiam que Perez não corria
maiores riscos

Repetiu-se aquela angústia de não se saber qual é o real estado de um piloto após um grave acidente, até que depois de longos minutos chegou uma informação  que Perez tinha recobrado a consciência. Mais tarde, uma nota divulgada pela Sauber trouxe o alívio final :  "Sergio Perez sofreu uma concussão cerebral e uma entorse na coxa, mas que não foram encontradas fraturas, nem outras lesões." O piloto por uma questão de precaução, como é  de rotina nestes casos, vai passar a noite no hospital e está fora da corrida de amanhã.

O acidente de Perez despertou a F1 que parece viver, principalmente em Mônaco, uma espécie de conto de fadas, onde todos acham que tudo é lindo e maravilhoso, esquecendo, afinal, que o automobilismo é um esporte perigoso. Felizmente as consequências para Perez foram mínimas. É bom lembrar que a comparação com o acidente de Wendlinger terminou com o desmaio, porque o piloto austríaco correu sério risco de vida e ficou um bom tempo em estado de coma. Por fim, acabou sobrevivendo, mas teve sua carreira encerrada.

Depois do choque todos perceberam que Perez estava
desacordado. Por longos minutos muitas
pessoas imaginaram o pior...

A sorte de Perez é que mesmo tendo sofrido um acidente tão ou mais violento que Wendlinger, as consequências não foram as mesmas  devido a segurança dos carros da F1 atual e também por causa do softwall que amorteceu o impacto maior. No entanto o que deveria ser debatido é porque Perez perdeu o controle do carro e aí me parece estar uma questão que não tem sido muito discutida que são os pneus Pirelli. Desde que a FIA sugeriu para a marca não produzir compostos tão bons, era evidente que isso iria acarretar um bônus e um ônus. O bônus é que inegavelmente a disputa entre os pilotos ficou mais interessante com a diferença de desgaste de um composto de pneu para o outro, e o ônus, bem, o ônus estamos vendo agora em Mônaco...

Perez em Mirabeau um pouco antes
do acidente. Piloto mexicano era
junto com Maldonado a maior
sensação do treino
Foi só a F1 pousar em Monte Carlo que os problemas aconteceram. O Principado é a primeira pista realmente de rua na temporada ( Melbourne é um parque ) onde o desgaste e o pouco emborrachamento da pista tem sido críticos para os pneus de baixa qualidade da Pirelli. As consequências disso ? É que ocoreram dois acidentes feios nos treinos com Perez e Nico Rosberg ( este no treino da manhã  ) em que não houve nenhuma falha mecânica do carro e sim uma perda de controle dos pilotos. É lógico que Perez é arrojado ao extremo e pode ter exagerado ao abrir demais na curva, mas e Rosberg ?  É dos pilotos mais técnicos atuais, que raramente comete um erro. Não é "maluquinho" que nem Perez. Mesmo assim os acidentes foram idênticos (ver posts passados). Talvez um pneu mais "estável" pudesse ter evitado essas escapadas. Já faz um bom tempo que não ocorriam acidentes assustadores em Mônaco,  e agora num só dia, aconteceram dois. Coincidência ? Pode ser, mas que a FIA coloque as barbas de molho...

O acidente de Perez acabou, como dissemos, deixando todo o resto em segundo plano. Vettel acabou na pole quando muita gente achava que desta vez a Red Bull seria batida. A ameaça maior parecia vir de Lewis Hamilton, mas o inglês deu azar. Foi atrapalhado na primeira volta lançada do Q3 e deixou para decidir no final quando o acidente de Perez interrompeu o treino. Após a reaberta da pista conseguiu fazer apenas o 7º tempo, mas como cortou a chincana terminou punido e vai largar em 9º ( só não vai largar em 10º porque Perez está fora da corrida). Mas Hamilton com a arrogância que lhe é peculiar, disse que tinha certeza que seria o pole se não fosse os contratempos. Será ? A volta de Vettel foi fantástica e o alemão novamente tirou um coelho na cartola, fazendo um tempo que ninguém tinha conseguido em dois dias de treinos. Não ia ser nada fácil a tarefa do inglês, talvez um 2º lugar fosse mais provável.

Pela segunda vez consecutiva Pastor Maldonado se classifica
para o Q3. Já o seu companheiro na equipe Williams...

Quem deu razão a Hamilton foi Fernando Alonso que vai largar em quarto : “Hoje a McLaren estava muito rápida e eu acho que Hamilton provavelmente era o favorito a ficar com a pole. Não acho que o resultado do Q3 represente a ordem verdadeira, já que a bandeira vermelha atrapalhou os planos de muita gente. Para Hamilton foi muito ruim, enquanto deu tudo certo para a Red Bull, e nós ficamos na metade do caminho. Eu deveria ter dado duas voltas sem reabastecer, mas não consegui extrair o máximo dos pneus”.

Na frente do espanhol, além de Vettel, largam Jenson Button e Mark Webber. O inglês não escondia a satisfação por estar na 1ª fila, mesmo achando que poderia até ser o pole se não fosse a bandeira vermelha. Já Webber elogiou os tempos conquistados por Vettel e Button, destacando que o alemão tem uma "vantagem considerável" por largar na pole, mas não descartando a possibilidade de repetir a vitória do ano passado.


Quanto mais a frente você está no grid de largada em
Mônaco, mais chance você tem de fugir das confusôes.
Vettel, Button e Webber parecem respirar aliviados

Em 5º lugar,  atrás de Alonso, larga Michael Scumacher que igualou (Turquia 2010) o seu melhor resultado em treinos desde que voltou a F1 no ano passado : "Acho que me beneficiei um pouco das circunstâncias. Provavelmente, o sétimo posto seria mais realista". Ao lado do alemão sai Felipe Massa, não muito animado com sua posição na largada em um circuito como Mônaco e atrás do brasileiro Pastor Maldonado que pela segunda vez consecutiva passou para o Q3, novamente à frente de seu companheiro na equipe Williams, Rubens Barrichello.


Vettel é o maior favorito amanhã se não tivermos muitas
bandeiras amarelas. Mas se a corrida for acidentada
tudo é possível, até uma vitória de Hamilton.

O que acontecerá na corrida vai depender muito das bandeiras amarelas. Se tivermos uma corrida sem acidentes, Vettel é o maior favorito com Button e Alonso como maiores ameaças. Mas se tivermos uma corrida acidentada tudo é possível, até uma vitória de Hamilton, que sai em 9º. O inglês, inclusive, ganhou em 2008 depois de bater no "esse" da piscina e furar um pneu no início da corrida, caindo várias posições. O que o salvou foi uma bandeira amarela que o recolocou na disputa. Aliás, depois dos acidentes de Perez e Rosberg vamos torcer para que a "bruxa" não reapareça no domingo. Dá calafrios pensar naqueles pneus Pirelli se deteriorando em 78 voltas de corrida...

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