sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Grand Prix" ( 1966 ) As cenas de Mônaco



O filme "Grand Prix" produzido em 1966 por John Frankenheimer é o maior do gênero de corridas de automóvel junto com "Le Mans" de 1970 que foi estrelado por Steve McQueen. O filme de Frankenheimer revolucionou o modo que se faziam esses filmes, com câmaras no carros produzidos pela NASA que provocaram espanto em várias salas de cinemas no mundo todo. Esse trecho que mostramos aqui é o início do filme em que aparece o G.P. de Mônaco, que vale também como um documento histórico da pista na época.

Interessante perceber como o traçado de Mônaco foi modificado com o tempo. Entre 1929 e 1972 não houve praticamente nenhuma mudança significativa, e essas imagem do traçado de 1966 mostram como era a pista original, que podemos chamar de "Mônaco clássica". Em 1973, com o início da construção do Hotel Loews, o túnel foi triplicado de tamanho (reparem no filme como ele era bem mais curto), já que o Hotel ficou debruçado sobre o mar. A reforma de 1973 mudaria também todo o trecho após a curva da Tabacaria ( Tabac ). A pista "desceu" mais para o porto e surgiram as curvas do "s" da piscina e a La Rascasse, que é o nome de um restaurante inaugurado em 1972. Todo o setor que ficava depois da Tabac até a curva do Gasômetro virou a nova área dos boxes e foi desativado.

Tragicamente a chincana do porto, mesmo local da cena do
acidente no filme, foi cenário do desastre que matou
Lorenzo Bandini no ano seguinte, durante
o G.P. de Mônaco de 1967 ( foto )

Coincidentemente a chincana do Porto, local do acidente no filme dos pilotos fictícios Peter Aron (James Garner) e Scott Stoddard (Brian Bedford), seria marcada tragicamente por um acidente fatal no ano seguinte com o piloto da Ferrari, Lorenzo Bandini, durante o G.P de Mônaco de 1967. Bandini iria bater na barreira de feno, o carro capotaria e o piloto italiano morreria queimado. No filme, Garner cai na água...

Em 1986 devido a absurda velocidade que era atingida no local, a chincana foi substituída  por um "s", e a pista ganhou o seu local preferido para ultrapassagem, talvez o único...

Nenhum comentário: