sábado, 7 de maio de 2011

Quarta pole em 2011 para Vettel em Istambul

Sebastian Vettel manteve-se com 100% de aproveitamento
das pole position da temporada de 2011.
Na Turquia, foi a 19ª de sua carreira.

Quatro corridas, quatro poles. Sebastian Vettel continua absoluto nas voltas de classificação da temporada de 2011. O alemão obteve sua 19ª pole position na carreira, superando Mario Andretti, Rene Arnoux e Lewis Hamilton, o que o coloca como o 12º maior de todos os tempos. O que chama mais atenção contudo é que ele já tem a 5ª melhor média, com poles em 29% dos GPs disputados, inferior apenas a Juan Manuel Fangio (55%), Jim Clark (46%), Alberto Ascari (45%) e Ayrton Senna (40%). Michael Schumacher, a quem Vettel superou nessa temporada, vem em sexto com 25%.  Tudo isso com um adicional : o atual campeão do mundo não tem nem 24 anos...

Rosberg, Vettel e Webber. O piloto da Mercedes era o mais
animado para a corrida e considera "favas contadas" que
ele vai ultrapassar Webber na largada

Se Vettel brilhou como sempre, tivemos em Istambul o pior treino do ano.  O culpado foi  a solução encontrado pelas equipes de economizar um pneu macio para a corrida, o que acabou dando certo no G.P. da China para muitos, principalmente para o vencedor Lewis Hamilton. Com isso a grande maioria dos pilotos deu uma saída a menos para a pista, o que deixou o treino meio sem graça. Vettel que tem ainda fresco na memória a derrota em Xangai, só utilizou um pneu macio no Q3 e em uma única volta virou em 1'25"049, tempo que bastou para garantir a pole. Depois nos minutos finais limitou-se a assistir o esforço inútil dos outros pilotos para batê-lo. “Eu e Webber decidimos abrir mão da segunda volta. É uma sensação estranha, os outros na pista e você sabendo que eles podem te superar. Você só pode assistir, não há mais o que  fazer. É bom poupar um jogo de pneus, mas que é estranho...”.

Mark Webber fez o seu melhor treino no ano e a Red Bull
vai largar na 1º fila em Istambul. O australiano é
a única ameaça real à vitória de Vettel.

Estranho ou não, Vettel é novamente o maior favorito da corrida sendo que desta vez a maior ameaça veste as mesmas cores. Ao lado do alemão, formando a primeira dobradinha da Red Bull este ano, sai Mark Webber. O australiano parece estar mesmo se recuperando depois de más atuações nas duas primeiras corridas de 2011. Foi 3º na China depois de largar em 17º e agora vai sair em 2º em Istambul. Mesmo assim não foi páreo para Vettel e ficou 4 décimos atrás.

Mesmo com os pilotos da Red Bull na primeira fila, o piloto mais animado no final dos treinos era Nico Rosberg que deu uma declaração no mínimo corajosa ( para não dizer pretenciosa ) : “Eu vou ter uma largada impressionante. Estou no lado limpo do grid, então vou direto passar o Mark, e então, vamos ver” Falta combinar com o Mark, né Nico ? De qualquer maneira o otimismo de Rosberg é compreensível, a equipe vem melhorando corrida a corrida. Na China superou a Ferrari no grid de largada, agora a McLaren, será que na próxima na Espanha a Red Bull tem que deixar as barbas de molho ? Difícil, mesmo para o otimista Rosberg. De qualquer forma ele é uma boa aposta para o pódium amanhã e merece.

Vencedor na China, Lewis Hamilton não passou de um 4º
lugar no grid de largada. O inglês acha que será dificil
superar a Mercedes de Rosberg nas retas.

Atrás de Rosberg larga Hamilton que mostrou-se preocupado com a evolução da Mercedes. Para o inglês será muito difícil passar o carro alemão porque ele está muito rápido na reta. Já o companheiro de equipe de Hamilton, Jenson Button, larga em sexto. A McLaren teve uma queda de performance em Istambul, mesmo utilizando dois jogos de pneus macios no Q3, a equipe não ameaçou nem a Red Bull nem a Mercedes que utilizaram apenas um. Desta vez a vitória parece difícil para a equipe de Woking.

Entre as McLaren larga Fernando Alonso, em 5º lugar. O espanhol dizia-se satisfeito pela melhora de sua Ferrari avaliando que em Xangai ele ficou a 1 segundo e meio do pole e agora estava a 8 décimos. Mesmo assim, uma baita diferença se levarmos em consideração que é afinal uma Ferrari. De qualquer forma, Alonso acredita que pode chegar ao pódium, o que seria sem dúvida em grande resultado, pelo o que a equipe apresentou até agora. Ou seja, quase nada.

Largando em 7º e 9º lugares temos as Renault de Vitaly Petrov e Nick Heidfeld. Depois de um início promissor de campeonato, os franceses começam a se posicionar no mesmo lugar que estiveram no ano passado : atrás da Red Bull, McLaren, Mercedes e Ferrari. Mas está faltando também a capacidade de improvisação de Robert Kubica que volta e meia tirava um coelho da cartola e se posicionava mais à frente. Entre os Renault larga um decepcionado Michael Schumacher que no 3º treino livre ficou a um milésimo do mais rápido, Vettel. De qualquer forma Michael novamente está bem atrás de Nico, o que não deixa de ser um pouco frustrante para o heptacampeão do mundo.

Kamui Kobayashi : "Apesar de adorar ultrapassagens, tenho
que admitir que há um número muito grande de
carros entre eu e o 1º colocado."

Fechando o Q3 larga Felipe Massa que deu uma errada na sua 1ª saída com pneu liso, o que o levou de volta ao boxe. O brasileiro acabou abdicando de mais uma volta e ficou sem tempo, economizando um jogo de pneus para a corrida. No final não escondeu a decepção e disse acreditar que poderia estar na 3ª fila ao lado de Alonso, com a outra Ferrari, se não tivesse errado.

Do resto um bom treino  de Barrichello que larga em 11º e um péssimo de Kobayashi que sai em penúltimo depois de um problema no sistema de combustível de seu Sauber. Falou Koba : "Apesar de eu gostar muito de ultrapassar, tenho de admitir que há um grande número de carros entre eu e o 1º colocado” Opa !  1º colocado ? Depois teve gente que ainda achou a declaração de Rosberg pretenciosa...

Nenhum comentário: