sexta-feira, 3 de junho de 2011

G.P. da África do Sul de 1979 ( BBC )



O aparecimento da bandeira vermelha há poucas voltas do final do G.P. de Mônaco privou o público do que prometia ser uma batalha sensacional entre os três primeiros colocados, já que cada um estava numa estratégia diferente.  Jenson Button, o 3º, tinha parado para trocar os pneus três vezes, Fernando Alonso, o 2º, duas, e o líder, Sebastian Vettel, apenas uma. O que iria acontecer ? Ninguém sabe. O acidente de Vitaly Petrov, que provocou a bandeira vermelha, vai deixar um ponto de interrogação para sempre nessa questão.

A bandeira vermelha não aparecia na F1 há algum tempo, mas ela já foi utilizada várias vezes, interrompendo corridas que prometiam disputas épicas, sendo que a mais famosa delas foi o do G.P. de Mônaco de 1984 quando Ayrton Senna e Stefan Bellof se aproximavam do líder Alain Prost.  (Essa corrida já foi postada aqui no GPW na íntegra, ver link abaixo : http://grandprixweb.blogspot.com/2011/05/gp-de-monaco-de-1984-bbc-integra.html )

Villeneuve comemora  a vitória no sensacional
 G.P. da África do Sul de 1979, uma corrida
que poderia ter sido ainda melhor se não
fosse uma bandeira vermelha
Outro caso de batalha "tripla" aconteceu no G.P. da África do Sul de 1979 no espetacular circuito de Kyalami. Só que neste caso em vez de aparecer no final, a bandeira vermelha apareceu logo no início da prova... 

Gilles Villeneuve e Jody Scheckter, da Ferrari, se revezavam na liderança com Jean Pierre Jabouille, e seu incrível Renault Turbo, numa disputa de tirar o fôlego, quando começou a chover em algumas partes do circuito e o diretor da prova resolver mostrar a "famigerada" bandeira vermelha com apenas 3 voltas completadas. Quando a corrida foi reiniciada, Jabouille ficou para trás e os pilotos da Ferrari partiram para duas táticas diferentes. Scheckter largou com pneus slicks e Villeneuve com pneus "biscoitos".

Quando a chuva parou, o canadense teve que trocar os pneus e a vitória parecia que ia para o sul africano, mas o pneu deste não aguentou e ele teve que parar também. No final, com pneus melhores, Scheckter partiu para cima de Villeneuve e começou a descontar os 40 segundos de diferença que os separavam, mas o canadense segurou o impeto do sul africano e  cruzou a linha de chegada com apenas 3 segundos de vantagem. Uma corrida ainda assim sensacional, mas o espetáculo raro de um trio disputando com tamanha "volúpia" a liderança foi mais uma vez desperdiçado.

O video da corrida está dividido em três partes, sendo o de cima o primeiro. Reparem que durante a transmissão a câmara que fica na reta principal "desaparece" de repente. Nada demais, era algo bem comum na época, deu defeito e não tinha substituta...

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