sábado, 4 de junho de 2011

Bahrein está de volta. Mundial só termina em dezembro...


A FIA anunciou que o G.P. de Bahrein, que deveria ter aberto a temporada de 2011 e que acabou cancelado, foi reintegrado ao Mundial  e vai ser realizado no dia 30 de outubro, mudando todo o calendário previsto para o final do ano. Bahrein entra na data que seria organizado o G.P. da Índia que passa para o dia 11 de dezembro, encerrando a temporada. Interlagos, que teria essa "honra", será agora sede da penúltima prova do Mundial de 2011, o mais longo da história com 20 provas. Com isso teremos a primeira corrida de F1 em dezembro desde 1963, quando o G.P. da África do Sul foi realizado no dia 28 daquele mês.

Interessante foi a justificativa da FIA para recolar Bahrein no calendário, depois dos problemas políticos do país. Para a entidade essa é "uma forma de ajudar a unir as pessoas, já que o país parece avançar e que essa decisão reflete o espírito de reconciliação do povo bahrenita". Comovente. Se a FIA está tão preocupada com o bem estar de quem quer que seja, porque a F1 não vai correr na África negra ? Inclusive tivemos corrida na África do Sul sobre o regime do Apartheid que a FIA fingiu ignorar durante mais de 20 anos.

Hoje a F1 não corre mais na Argentina, na França, na Áustria, na Holanda, países de tradição no automobilismo, porque não compensa financeiramente para a FIA. "Não é uma questão de dinheiro" diz Bernie Ecclestone. É sim, e é só questão de dinheiro. Ninguém vai correr na Malásia, na China, na Coréia, em Cingapura, Turquia, Abu Dhabi, Bahrein e até na miserável Índia, se não fosse por muito dinheiro. Mesmo que o povo desses países não tenha a menor idéia do que está acontecendo e do que seja uma corrida de carros. Mas não importa. "No money, no deal". É disso que Bernie entende.

PS : após pressões vindas de tudo que é lado, os organizadores do G.P. de Bahrein desistiram de organizar a prova em 2011. Um pouquinho de bom-senso não faz mal a ninguém...

Nenhum comentário: