sábado, 25 de junho de 2011

Vettel crava sétima pole do ano no G.P. da Europa

Vettel garantiu em Valência a sua 22ª pole position em
70 GPs, o que significa 31% de aproveitamento, a
quinta melhor da história, atrás apenas de
Fangio, Clark, Ascari e Senna.

Se a FIA pretendia freiar a Red Bull com a mudança da regra no mapeamento dos motores, o tiro saiu pela culatra na pista de rua de Valência. Os carros da equipe austríaca garantiram a primeira fila do grid de largada para o G.P. da Europa. Pela sétima vez no ano Sebastian Vettel vai largar na pole position, e a Red Bull mantêm-se invicta em 2011 com 8 poles em 8 corridas, no melhor início de temporada de uma equipe  desde 1998, quando a McLaren obteve 9 pole position nos 9 primeiros GPs.

Os pilotos da Red Bull comemoram a primeira fila achando graça dos comentários, principalmente da mídia inglesa, de que mudando a regra no mapeamento dos motores eles seriam prejudicados. Não foi o que se viu nos treinos com Vettel conseguindo a pole com 4 décimos de segundo de vantagem sobre o primeiro carro não Red Bull, que foi a McLaren de Lewis Hamilton que larga em terceiro. O inglês depois da corrida desastrada em Montreal conseguiu um belo resultado no Q3, já que seu companheiro de equipe e vencedor do G.P. do Canadá, Jenson Button, não passou do 6º lugar. Button não entendeu porque o carro piorou tanto do Q2 para o Q3, mas de qualquer maneira é comum ele ser superado por Hamilton nos treinos. Em 8 GPs esse ano, isso aconteceu 6 vezes.


Após o final do treino, Vettel brinca olhando para dentro
do cockpit da Ferrari de Alonso  para o deleite
dos fotógrafos. O alemão disse que o Red
Bull continua excelente apesar da
mudança na regra dos motores

O dono da casa, Fernando Alonso, larga em 4º satisfeito com o desempenho da Ferrari, embora parecesse que ele esperava largar pelo menos em 3º. Para o espanhol o carro italiano está tão competitivo em Valência como esteve em Mônaco e Montreal e uma possível vitória amanhã não pode ser descartada. Já Felipe Massa com a outra Ferrari larga em 5º, apenas 8 centésimos atrás de Alonso. Felipe minimizou a mudança da regra nos motores dizendo que nessa pista não dava para chegar a conclusão nenhuma.

Fecharam ainda no Q3 os pilotos da Mercedes, Nico Rosberg e Michael Schumacher, em 7º e 8º lugares, deixando claro que a equipe alemã é a quarta força da F1 atual, mas está ainda muito distante das três ponteiras. Em 9ª larga Nick Heidfeld e em 10º, a maior surpresa do treino, Adrian Sutil com a Force India que se adaptou bem a pista espanhola. A de se destacar que dos 10 primeiros colocados temos 5 pilotos alemães, mostrando que o país explorou bem a geração pós Schumacher, fato que não aconteceu no Brasil com o tênis após a era Guga e nem na F1 após Ayrton Senna.


A Red Bull ter garantido a 1ª fila não surpreendeu ninguém,
mas Hamilton largar na 3ª posição sim. A McLaren
até então não vinha bem nos treinos em Valência

Quem decepcionou nos treinos foram as Sauber Ferrari que não passaram das 14ª e 16ª posições com Kobayashi e Perez. Ambos os pilotos reclamaram que os pneus não se adaptaram a pista de rua de Valência.

A corrida de amanhã tem tudo para ser a mais monótona do ano por uma razão muito simples. Valência é um circuito de rua relativamente rápido, mas com um número exagerado de curvas o que torna a ultrapassagem muito difícil. Mesmo com os dispositivos artificiais do Kers e das ásas móveis, isso não vai ser muito fácil. Essa corrida existe desde 2008 e em três GPs não tivemos nenhuma prova espetacular. Ao contrário de Mônaco e Montreal, onde um pequeno erro leva o carro para o guard-rail, em Valência existem áreas de escape e é comum o piloto sair da pista e não acontecer nada. Nessas três corridas que aconteceram lá tivemos apenas quatro acidentes, um número baixíssimo para um circuito de rua, mas bastante compatível para uma pista insossa e sem maiores desafios.


Adrian Sutil foi a surpresa do treino entrando no Q3.
O alemão vai largar em 10º lugar, a sua melhor
posição no grid neste Mundial de 2011

De qualquer maneira Vettel é o favorito e a maior ameaça parece vir mesmo de Mark Webber que deveria arriscar tudo nessa corrida, já que não tem nada a perder. Hamilton e Alonso devem fazer uma boa corrida e lutar por uma vaga no pódium, mas ninguém deve esperar uma corrida muito animada amanhã. Valência está muito mais para Detroit, Dallas e Phoenix do que para Mônaco, Montreal, Long Beach e Montjuich. Talvez a pista espanhola só seja melhor mesmo que Abu Dhabi, mas isso também não é vantagem nenhuma...

Nenhum comentário: