sábado, 11 de junho de 2011

Vettel supera as Ferrari e larga na frente em Montreal

A Ferrari assustou, mas no final Sebastian Vettel conseguiu
a sua 6ª  Pole Position em 7 corridas este ano. Alemão
já está entre os 10 maiores poles de todos os tempos

Sebastian Vettel obteve em Montreal a sua 21ª Pole Position na F1, entrando no seleto grupo dos 10 maiores poles da história, e de quebra, superou Fernando Alonso que estava empatado com ele. O alemão, no entanto, tinha muito mais para comemorar, já que pela primeira vez no ano a Red Bull se viu realmente ameaçada de perder a 1ª posição no grid de largada. Só que ao contrário do que se poderia imaginar a ameaça não veio da McLaren e sim de uma surpreendente Ferrari. Tão surpreendente que os pilotos de Maranello, mesmo largando em 2º e 3º lugares, não conseguiam esconder a insatisfação. Alonso por não ter conseguido a pole por 185 milésimos de segundo e Felipe Massa por pelo menos não ter superado o espanhol por insignificantes 18 milésimos.

A corrida promete, mas a questão que fica é saber em que condições ela será disputada, já que a previsão é de chuva. Do ponto de vista esportivo é a pior coisa que pode acontecer. Existe uma curiosidade geral se a Red Bull pode ser finalmente batida nas pistas em condições normais, já que na China a McLaren só venceu por um erro estratégico da equipe austríaca na escolha dos pneus. Com a chuva, a corrida pode virar uma loteria e tudo é possível, o que não deixa de ser interessante se analizarmos como espetáculo, mas pelo que a Ferrari mostrou nos treinos tá todo mundo querendo ver em pista seca se, afinal, a Red Bull tem realmente uma rival à altura.


Se não chover a corrida vai ficar entre esses três. A Ferrari
surpreendeu a todos em Montreal e pela 1ª vez
a Red Bull pode se batida realmente
na pista em 2011

Como não podia deixar de ser, Vettel comemorou muito a pole, mas foi comedido em relação a uma possível nova vitória amanhã, admitindo que a pista de Montreal não é a das melhores para a Red Bull, que se adapta mais a um circuito com curvas velozes. O alemão confessou, no entanto, que a sua maior preocupação é com o Kers, que já deu problema nesse fim de semana para o seu companheiro Mark Webber, e reconheceu que se o dispositivo não funcionar direito na corrida, não existe a menor possibilidade de vitória em Montreal.

Já Alonso mesmo decepcionado por não ter sido o Pole, estava satisfeito por ter superado Massa no instante final e mais ainda por ver uma possibilidade real de vitória pela primeira vez no ano. Mas o espanhol torce para não chover : "É provável que as condições mudem, então esta talvez tenha sido a classificação menos importante de todas, mas amanhã todas as cartas estão na mesa e nós definitivamente temos chances de vitória".


Para Alonso se chover na corrida, o treino de sábado
foi o menos importante do ano. Mas o espanhol
torce para que isso não aconteça : a Ferrari
em 2011 nunca esteve melhor

Largando em 3º lugar, depois de dominar boa parte do Q3, Massa reconheceu que vislumbrou até uma possibilidade de largar na pole, mas ficou satisfeito porque claramente a Ferrari superou a McLaren em Montreal. Quanto a corrida, acha imprevísível, principalmente se chover, mas acredita que em quaisquer condições  é candidato a vitória. Massa sem dúvida esteve muito próximo de Alonso o fim de semana todo, a diferença de tempo para o espanhol não significa nada, poderia ter dado qualquer um.

Atrás das Ferrari larga Webber que sem o Kers acabou ficando 4 décimos atrás de Vettel. Assim como o alemão, Webber afirmou que sem o aparelho não a como pensar em vencer. Se o australiano estava decepcionado, mais ainda estavam os pilotos da McLaren que não passaram de um 5º e 7º lugares, numa pista que todos imaginavam que ia favorecer a equipe inglesa. Para Lewis Hamilton que sai em 5º, os carros estavam  lentos devido a um erro na relação das marcha na retas : "dei o meu máximo, não poderia ir além", e minimizou uma melhoria na Ferrari : "Parece que os outros "caras" deram um passo à frente, mas eu realmente não sei.”. Já Jenson Button admitiu que errou no final da última volta, o que o fez ficar apenas em 7º. Assim como Hamilton, Jenson lamentou a falta de velocidade nas retas e, como não podia ser diferente, torce para a chuva aparecer no domingo.


Pela primeira vez em muitas corridas, Massa é sério
candidato a vitória. O brasileiro só não superou
Alonso por 18 milésimos, uma diferença
insignificante

Entre as McLaren larga Nico Rosberg, que achou a Mercedes bem melhor na pista canadense do que em Mônaco. Tanto Nico como Michael Schumacher ( que larga em 8º ) estavam entre os carros mais rápidos na reta, sendo que nenhum dos pilotos que estão na frente deles no grid  foram mais rápidos que os Mercedes na reta. Mas os pilotos alemães estão ainda preocupados com o excessivo desgaste dos pneus traseiros do carro, que já está virando um problema crônico da Mercedes.

Fechando o Q3 largam os pilotos da Renault, Nick Heidfeld e Vitaly Petrov, e mais atrás os três maiores destaques do treino fora os três ponteiros : Paul Di Resta, Pastor Maldonado e Kamui Kobayashi. O escocês Di Resta tem impressionado corrida a corrida e é mais um bom piloto britânico que pode se juntar a elite da F1 que já tem os campeões Hamilton e Button. Maldonado já colocou Barrichello no bolso e tem sido constantemente mais rápido que o brasileiro. Já Kobayashi é sem dúvida o grande "show man" da F1 atual, sua deslizada quase batendo no muro ( no qual já tinha batido na sexta ) foi sensacional.


Até agora os cinco primeiros colocados do Mundial
pontuaram em todas as 6 corridas do ano. Montreal
é o local ideal para acabar com esse "tabu"...

Se não chover descobriremos se a Red Bull é mesmo imbatível, e a Ferrari parece ser a única ameaça. Pelo que mostraram nos treinos a briga seria entre Vettel, Alonso e um renovado Massa, que está andando muito desde sexta feira. Se chover, a McLaren entra na briga. De qualquer maneira, Montreal é uma pista que qualquer erro leva o piloto ao muro. Nesse ano, os cinco primeiros colocados do Mundial : Vettel, Hamilton, Webber, Button e Alonso, marcaram pontos em todas as 6 corridas. Em Montreal, isso vai ser difícil, com ou sem chuva.

Nenhum comentário: