segunda-feira, 13 de junho de 2011

Button vence espetacularmente corrida caótica no Canadá

Jenson Button obteve uma vitória antológica em Montreal.
Desde o G.P. do Japão de 2005, quando Kimi
Raikkonen ultrapassou Giancarlo Fisichella,
um piloto não vencia  assumindo
a liderança na última volta

Depois de uma corrida com vários acidentes, uma tromba d'água que interrompeu a prova por duas horas, uma série de penalizações envolvendo vários pilotos e pelo menos três colisões polêmicas com campeões mundiais, ninguém mais poderia imaginar que um último ato ainda iria acontecer no G.P. do Canadá quando Sebastian Vettel iniciou a volta final para confirmar a sua sexta vitória em sete provas em 2011. O alemão, que havia liderado a corrida inteira, com exceção de uma única volta ( a 20ª ) quando parou para trocar os pneus passando a liderança para Massa, era  pressionado por Jenson Button, mas mesmo assim dava a impressão que tinha tudo sobre controle, quando aconteceu o que parecia impossível. Vettel errou uma freada, a pouco mais de 3 kms da chegada, passando a liderança e a vitória para Button, que chegou a estar a 30 voltas do final, em 21º lugar, ou seja, em último ! Inverossímel diriam muitos, pois é, mas aconteceu. Como tudo isso foi possível ?



Na verdade, a McLaren começou a ganhar a corrida na véspera, quando fez um acerto em seus carros para uma corrida com chuva no domingo, acreditando no que dizia a previsão do tempo. Com isso seus dois pilotos não passaram do 5º e 7º tempos no Q3 de sábado, com um carro muito lento nas retas devido a esse acerto, o que os eliminaria da disputa se não chovesse. Só que choveu, e muito, e então a situação se inverteu. A McLaren passou a ter uma enorme vantagem sobre as demais, e tinha tudo para vencer com facilidade e com dobradinha, se não fosse as trapalhadas de Lewis Hamilton, este um caso a parte do qual falaremos mais tarde, e de uma corrida tumultuada de Button que sofreu uma penalidade, parou 5 vezes para trocar pneus, se envolveu em dois acidentes, mas superou tudo isso fazendo a corrida de sua vida em uma das atuações mais espetaculares dos últimos anos. 

A corrida


Logo na 1ª curva, Hamilton tenta uma ultrapassagem
impossível sobre Webber. O inglês bate no Red Bull
que roda.  O futuro vencedor Button passa pelos dois

Quando começou a chover no sábado à noite o Staff da McLaren teve a certeza que fez a escolha certa de acerto para a chuva, pois a água não parou mais de cair. Na hora da largada foi decidido que as primeiras voltas seriam feitas com pace-car, uma atitude absurda da FIA, porque a chuva não era tão forte e nada justificava uma decisão tão cautelosa. Depois de quatro voltas, o carro de segurança foi para os boxes e começou a série de trapalhadas de Lewis Hamilton que cometeria três erros em menos de quatro voltas.



Enquanto Vettel, Alonso e Massa passavam pela 1ª curva, o inglês tentou uma ultrapassagem impossível sobre Mark Webber e bateu na traseira do Red Bull, perdendo duas posições e fazendo o australiano cair para 14º. Duas voltas depois, tentou passar Schumacher na curva do grampo, quase bateu na traseira do alemão, foi pra grama e perdeu a posição para Button. Mais duas voltas, tentou passar o companheiro de equipe na reta dos boxes, mas foi pelo local de tangência da curva, perto do muro. Button não o viu, os dois bateram e Hamilton furou o pneu traseiro. Não satisfeito, tentou voltar para os boxes, mas levou uma bronca de Ron Dennis pelo rádio e abandonou o carro no meio da pista, provocando a 2ª bandeira amarela.


Hamilton com o McLaren destruído após o choque com Button.
Inglês ainda queria continuar na prova, levou uma bronca da
equipe, mas mesmo assim abandonou o carro no meio
da pista provocando uma bandeira amarela

Foi então que começou a série de 6 paradas nos boxes que Button faria. O inglês, com o pneu traseiro danificado pelo choque com Hamilton, entrou nos boxes e aproveitou para trocar os pneus de chuva por intermediários, já que a chuva estava diminuindo, caindo para o 14º lugar. No entanto, ao voltar para a pista, excedeu o limite de velocidade que os carros tem que manter atrás do pace-car e foi penalizado com um drive-throught. Depois da corrida ser reiniciada, Alonso resolveu também colocar pneus intermediários e se a chuva diminuisse o espanhol seria forte candidato a vitória, mas aconteceu o contrário e um verdadeiro dilúvio caiu sobre a ilha de Notre-Dame. Nova bandeira amarela. Imediatamente Button e Alonso foram obrigados a entrar nos boxes e colocar novamente pneus de chuva. Em apenas 18 voltas, Button entrou nos boxes 3 vezes...



A direção da prova deveria ter interrompido a corrida imediatamente já que caia um aguaceiro absurdo, mas demoraram ainda 5 voltas para mostrar a bandeira vermelha. Antes disso vários pilotos aproveitaram para colocar novos pneus de chuva e quando a corrida foi interrompida, na 24ª volta, os 10 primeiros eram : Vettel, Kobayashi, Massa, Heidfeld, Petrov, Di Resta, Webber, Alonso, De la Rosa e Button. Um posicionamento irreal, já que desses 10, cinco não tinham feito nenhuma parada : Kobayashi, Heidfeld, Petrov, Di Resta e De la Rosa. Já Vettel, Massa e Webber tinham parado uma vez. Alonso e Schumacher (que era o 12º) duas, e dos 23 pilotos que ainda estavam na pista, só Button tinha parado três vezes.

Com os carros parados no grid, todo mundo aproveitou para colocar novos pneus, assim com aconteceu em Mônaco e esperar a chuva abrandar um pouco para que fosse dada uma nova largada . Uma espera que duraria 2 horas...


Na 18ª volta caiu uma tromba d'água sobre a Ilha de Notre
Dame e a corrida teve que ser interrompida com
Vettel na liderança e um surpreendente
Kobayashi em segundo

Quando a chuva diminuiu foi dada a ordem de uma nova largada com os carros atrás do pace-car. Uma decisão novamente inexplicável e foi formada uma espécie de "carreata" que durou insuportáveis 10 voltas. Para se ter uma idéia, de um total de 70 voltas da corrida, 32 foram sob bandeira amarela, quase a metade, uma medida absurda e exagerada, mas que combina bem com a política do "risco-zero" da FIA. Fico imaginando o que Gilles Villeneuve acharia disso...



Finalmente na 35ª volta  foi autorizada uma nova largada e rapidamente os pilotos que não tinham feito nenhuma parada, e estavam com os pneus desgastados, passaram a ser "engolidos" pelos demais. No meio dessa confusão aconteceu o acidente mais polêmico da prova. Alonso e Button disputavam posição, quando o espanhol deu uma bobeada e ficou preso atrás de Rosberg numa saída de curva, do que se aproveitou Button para colocar por dentro. O espanhol provavelmente não viu e quando foi fazer a tomada, o McLaren já estava lá e os carros se chocaram. Alonso rodou e teve que abandonar, enquanto que Button, com um pneu furado, se arrastou até os boxes, trocando os pneus e a asa dianteira. Nova bandeira amarela, e foi nesse momento, faltando 30 voltas para o final da prova, que Button era o 21º colocado, o último.


Schumacher foi depois de Button o melhor piloto da prova.
O alemão com a pista molhada chegou até o 2º lugar,
mas conforme a pista foi secando não conseguiu
segurar o ímpeto dos carros mais velozes

Nessa altura da corrida, Michael Schumacher começou a aparecer na prova. O alemão era o 7º colocado e aproveitando as condições difíceis da pista passou por Webber e Heidfeld e subiu para 5º, ao mesmo tempo em que Button rapidamente ganhava posições, aproveitando o excelente acerto de seu McLaren, mas também pilotando de forma brilhante. Na 50ª volta, as posições eram : Vettel, Kobayashi, Massa, Schumacher, Heidfeld, Petrov, Rosberg e Button, já em 8º. O inglês em 10 voltas, avançara 13 posições.



Foi nesse momento que Schumacher mostrou porque é heptacampeão do mundo. Numa disputa entre Kobayashi e Massa, o alemão aproveitou o cochilo dos dois e assumiu o 2º lugar numa manobra espetacular . Mas para azar de Schumacher a pista começou a secar e os pilotos foram em busca dos pneus slicks. O primeiro a parar foi Webber e logo depois Button, que trocava os pneus pela 5ª vez. Começava então o momento derradeiro da prova.

Massa que vinha muito bem na corrida até então e que tinha acabado de colocar os slicks, tentou passar o retardatário Karthikeyan e botou os pneus no molhado, o carro escorregou e bateu no muro, obrigando-o  a uma nova parada para trocar o bico. O brasileiro, que era o 3º, caiu para a 12ª posição. Pouco depois a corrida teria a sua última bandeira amarela quando Heidfeld bateu na 57ª volta e por muito pouco um  bandeirinha "trapalhão" não foi atropelado por Kobayashi.



Com tudo isso acontecendo, e faltando dez voltas para o final, Button pulara de 8º para o 4 º lugar, atrás de Vettel, Schumacher e Webber. Com a saída do pace-car começava o "sprint" final de Button. Webber e Schumacher disputavam ferozmente o segundo lugar, enquanto que Vettel folgava na liderança, mas não o suficiente como se veria depois. Na chincana antes da reta dos boxes, Webber deu uma bobeada e passou reto, do que se aproveitou Button para pular para 3º. Usando a asa móvel o inglês passou por Schumacher na volta seguinte como um foguete e já era o 2º. Agora faltavam apenas seis voltas.


Faltando 3 Kms para a bandeirada, Vettel erra e Button o
passa, obtendo a sua 10ª vitória na F1, sem dúvida
a mais sensacional de todas

O inglês começou a andar com impressionante rapidez, diminuindo a diferença e fazendo a melhor volta da prova várias vezes seguidas, tirando cerca de 1 segundo e meio por volta. No entanto na penúltima volta, Vettel conseguiu fazer o mesmo tempo de Button e parecia ter a vitória assegurada quando cometeu um erro na volta final, permitindo que Button obtesse uma vitória que parecia completamente impossível. O inglês no final não teve dúvidas em afirmar que essa foi a maior atuação de sua vida, e não podia ser diferente. Desde Kimi Raikkonen no G.P. do Japão de 2005, um piloto não assumia a liderança na última volta. Na época, o finlandês, também de McLaren, ultrapassou Giancarlo Fisichella da Renault.


No pódium a alegria explícita de Button e o sorriso amarelo
de Vettel. O alemão disse que para o campeonato
o 2º lugar foi importante, mas que ninguém
gosta de perder na última volta...

Derrotado no momento final, Vettel não escondia a decepção, admitindo que cometeu um erro andando no limite para tentar evitar que Button encostasse demais e tentasse passá-lo na reta antes da chincana usando a asa móvel. O alemão, contudo, reconhecia que o seu erro maior não foi nem esse, mas sim ter relaxado demais depois da saída do último pace-car. "Devia ter forçado mais alí, para não passar aquele aperto no final" reconheceu. "Em relação ao campeonato foi um bom resultado, já que Hamilton e Alonso não pontuaram, mas é claro, ninguém gosta de perder a corrida na última volta".

Webber acabou em 3º, conseguindo passar Schumacher no final, mas o alemão foi, depois de Button, o melhor piloto da prova, merecendo pelo menos subir no pódium. Schumacher definiu muito bem seu sentimento após a corrida :  "Deixo essa corrida com um olho rindo e outro chorando, pois não tenho certeza se eu deveria estar animado ou triste. Queria pelo menos estar no pódium". Pois é, merecia mesmo.

Com a vitória Button passa a ser o vice-líder do
campeonato, atrás apenas de Vettel. Só que o
alemão tem 60 pontos de vantagem...

Petrov não apareceu muito na corrida, mas acabou numa boa 5ª posição e atrás dele numa disputa que só terminou na bandeirada chegaram Massa e Kobayashi com o brasileiro passando o japonês no momento final. Depois de parar nos boxes para trocar a asa, Massa se recuperou bem ultrapassando Alguersuari, Rosberg e Kobayashi e terminando em 6ª. No geral uma corrida boa, pena que a ultrapassagem que levou de Schumacher e o erro que cometeu quando bateu no muro acabaram chamando mais atenção e impediu uma posição melhor. Kobayashi, o 7º, foi uma das maiores atrações da prova correndo durante mais de 30 voltas em 2º lugar. No final acabou sucumbindo diante do melhor "material" de seus adversários, mas foi o único que competiu próximo a eles. Ainda na zona dos pontos chegaram Alguersuari, Barrichello e Buemi que se aproveitaram mais da desgraça alheia do que de qualquer outra coisa.

Para Alonso deu tudo errado desde que ele percebeu
que estava chovendo de manhã. O espanhol reclamou
também da largada com o pace-car que dificultou
uma possível ultrapassagem sobre Vettel


Um dos "desgraçados" foi Fernando Alonso que acabou confirmando o que havia dito no sábado, que a chuva poderia fazer os treinos não ter importância nenhuma. A Ferrari nunca esteve tão forte em 2011 como nos treinos em Montreal, mas se isso seria confirmado na corrida só uma pista seca poderia dizer, como choveu, continua a dúvida. Depois da prova Alonso disse : "Tinha tudo para ser o nosso dia, mas deu tudo errado começando com a chuva...". Reclamou também da entrada do pace-car no início e não quis polemizar sobre o acidente com Button : "estávamos lado a lado e eu levei a pior".

Quando acabou a corrida as duas questões que ficaram pendentes, os acidentes de Button com Hamilton e Alonso, terminaram sendo considerados pelos comissários como "acidentes de corrida". Nem poderia ser diferente, Button de todos foi o menos culpado.


Hamilton recentemente se colocou como "o único homem
capaz de derrotar Sebastian Vettel", ignorando Button
(foto). Será que depois do G.P. do Canadá
ele mudou de opinião ?

No final uma vitória merecidíssima de Button, que já poderia ter acontecido em Mônaco se não fosse um erro da McLaren que o obrigou  a fazer duas paradas a mais do que o vencedor, Vettel.  O inglês venceu no Canadá mesmo fazendo 5 trocas de pneus e recebendo 1 penalização, enquanto que Vettel parou apenas 3 vezes. Com essa triunfo Button assume a vice liderança do campeonato, suplantando Lewis Hamilton que frequentemente se coloca como a única estrela dentro da McLaren. Há poucos dias ele disse que  era o único homem capaz de derrotar Sebastian Vettel em 2011, desprezando principalmente Button que, afinal, tem o mesmo carro que ele. Será que depois do G.P. do Canadá, Hamilton mudou de idéia ? 

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