sábado, 11 de junho de 2011

11/06/1972 - 39 anos da morte de Joakim Bonnier



Quando venceu o G.P. da Holanda de 1959, em Zandvoort, Joakim Bonnier  deu a equipe BRM a sua primeira vitória na F1 e se tornou o primeiro sueco a vencer uma prova na categoria. O  país escandinavo teria ainda dois vencedores de GPs : Ronnie Peterson e Gunnar Nilsson.  Mas se Ronnie se tornou um dos maiores pilotos de todos os tempos, Bonnier ficou muito mais conhecido por ter sido o 1º presidente da GPDA (Grand Prix Drivers Association) que tanto fez pela melhoria da segurança nas pistas, que era até então totalmente negligenciada. Bonnier havia estreado na F1 em 1956, e embora só tenha vencido na Holanda em 1959, disputou mais de 100 GPs até 1971. Suas principais vitórias, no entanto, aconteceram nas corridas de Endurance como a Targa Florio em 1960 e 1963, e os 1.000 Kms de Nürburgring em 1966.


Bonnier no G.P. da Alemanha de 1969, em Nürburgring, com
um Lotus Ford na subida de Flugplatz. Quis o destino que
o 1º presidente da GPDA morresse nas pistas em um
acidente nas 24 Horas de Le Mans de 1972

Em 1968, falando sobre as pistas que mais temia, Bonnier fez o seguinte comentário : "Apesar de não ser uma corrida de Grand Prix, é bom que fique claro nossa posição contra Le Mans. A segurança alí e precária e a qualquer momento pode se repetir a tragédia de 1955, quando 83 pessoas morreram. Somente por ser uma corrida tradicional, Le Mans ainda não saiu do calendário."  Quatro anos depois, durante as 24 Horas de 1972, sua Lola T280 se chocou com a Ferrari de Florian Vetsch, e voou para fora da pista, atingindo uma árvore e explodindo. Ironicamente, o homem que iniciou a campanha buscando um automobilismo mais seguro, acabaria por perder a vida justamente na pista que condenara e na mesma data (11 de junho) da tragédia das 24 horas de Le Mans de 1955.

Nenhum comentário: