terça-feira, 7 de junho de 2011

Posters ( XII ) G.P. do Brasil de 1985


Sem dúvida o mais bonito poster do G.P. do Brasil de todos os tempos. O Rio de Janeiro "respirava" F1 como poucos lugares do mundo e a cidade era normalmente escolhida para abrir a temporada. Dos 10 GPs disputados em Jacarepaguá, em sete a pista foi palco da corrida de abertura do Mundial. Em 1989, uma decisão política, que se aproveitou de um acidente grave num teste privado no Rio com o piloto da AGS, Philippe Streiff, tirou a prova da cidade  e a levou para São Paulo. O atendimento ao piloto francês (que ficou tetraplégico) foi considerado ruim, o que é verdade, mas isso infelizmente era comum em testes privados no mundo todo. A segurança era precária porque os testes, até então, não eram obrigatoriamente subordinados pela FIA, como são hoje. Três anos antes, em 1986, Elio de Angelis tinha morrido num teste semelhante em Paul Ricard, na França, pela demora do socorro e a pista não foi riscada do calendário... O que não foi muito explorado na época é que a maior causa da lesão de Streiff, foi uma falha no santo antônio do AGS que partiu no choque, esmagando a coluna do piloto, mas ninguém acusou a equipe francesa...

A revista inglesa "Prix Editions" na sua
cobertura do G.P. do Brasil de 1991,
ironiza : "A postcard from... Sao Paulo"
Curiosamente um acidente num teste privado foi o motivo para tirarem a F1 do Rio, mas, de fato, jamais teríamos testes privados em São Paulo... 

Com a saída do Rio do calendário da F1, nunca mais esses testes foram realizados no Brasil. Eles  aconteceram na pista carioca de 1983 até 1989, sempre um pouco antes da abertura do Mundial, durante uma, duas semanas inteiras, com praticamente todas as equipes de F1. Desde que a categoria foi para São Paulo, em 1990, esses testes nunca ocorreram na capital paulista, embora a pista de Interlagos fosse muito mais interessante e desafiadora que a do Rio. As equipes e os pilotos nunca esconderam não gostar da cidade de São Paulo e preferem desde aquela época testar em Barcelona.

A saída da F1 do Rio fez também as agências internacionais de turismo européias perderem clientes. Como os turistas não queriam ir para São Paulo, a solução foi criar uma alternativa e tinha uma propaganda de uma agência italiana que dizia : "vá assistir a F1 em São Paulo e ganhe 9 dias de férias inesquecíveis no Rio". Mas isso não bastou e os turistas europeus foram desaparecendo do G.P do Brasil.

A corrida de 1985, foi vencida por Alain Prost da McLaren TAG Porsche, com Michele Alboreto da Ferrari em 2º e Elio De Angelis da Lotus Renault, em 3º. Essa corrida marcou a estréia de Ayrton Senna na Lotus, mas o brasileiro não chegou ao final da prova por problemas elétricos.

PS : Em 1990, numa coletiva de imprensa em Interlagos, um repórter de um jornal de São Paulo perguntou a Nigel Mansell o que ele estava achando da cidade. Quando todos esperavam uma resposta politicamente correta, o inglês mandou essa : "bom, a pista é interessante, mas por favor faz a F1 voltar pro Rio, lá tudo é mais bonito e divertido." Silêncio total...

Nenhum comentário: