sábado, 9 de abril de 2011

Vettel é o pole na Malásia. McLaren mais perto.

Com o cronômetro zerado, Vettel desbanca
Hamilton é faz sua 2ª pole position
na temporada.

O campeão mundial Sebastian Vettel deu uma volta perfeita em Sepang e superou Lewis Hamilton no instante final do Q3 quando o cronômetro já tinha zerado. O alemão estabeleceu sua 17ª pole position  igualando-se ao tricampeão Jackie Stewart e se colocando em 15º lugar entre os pilotos que mais largaram na frente na F-1. Vettel, com apenas 23 anos e também com apenas 62 GPs, começa rapidamente a colocar o seu nome entre os grandes da história.

Quem parece que ainda não percebeu o imenso potencial do alemão foi Lewis Hamilton que numa recente entrevista desprezou Vettel e afirmou que seu maior rival é Alonso. (  GPW iria publicar uma matéria essa semana sobre esse assunto, mas a morte de Gustavo Sondermann, nos obrigou a adiá-la. )  Pois bem, o  inglês assim que perguntado se estava decepcionado por perder a pole "aos 45 minutos do 2º tempo", disse que não, porque a Red Bull é melhor. A questão é : será que é mesmo ? Acredito que a Red Bull tenha realmente um carro melhor que a McLaren, mas especificamente na Malásia eu tenho as minhas dúvidas. A equipe inglesa dominou todo a qualificação, Q1, Q2 e liderava o Q3 até a volta final voadora do alemão. Essa pista malaia, favorece claramente quem usa melhor o Kers, que é justamente a McLaren. Não sei não, acho que os carros de Woking foram melhores nos treinos, e foi Vettel que fez a diferença e não o contrário como o fez parecer Hamilton.


Ferrari continua muito atrás da Red Bull e da McLaren.
Alonso larga em 5º, um segundo atrás do pole, Vettel.
Enquanto que Massa ( foto ) foi apenas o 7º.

De qualquer maneira, Red Bull e McLaren sobraram na turma e a corrida vai ser decidida entre eles. Em 3º vai largar Webber e ao lado dele, Button. Acho difícil o australiano ser páreo para Vettel e Hamilton, mas Button sabe poupar pneus como ninguém e pode levar vantagem sobre Hamilton numa pista  em que o desgaste é absurdo. O problema de Button são os treinos, quando ele não consegue acompanhar o ritmo de Hamilton e acaba sempre largando atrás. Isso na hora da corrida sempre cria dificuldades. Em quinto lugar larga a Ferrari de Alonso que ficou a mais de um segundo de Vettel para desespero do espanhol que não conseguiu esconder sua frustração.

Heidfeld fez um bom treino com o Renault Lotus e ficou com o sexto posto se recuperando da má atuação na Austrália, enquanto que seu companheiro de equipe, Petrov, foi o 8º. No meio deles larga Felipe Massa que ficou à 4 décimos de Alonso, e assim como o espanhol não entendia o mau desempenho do carro. Em 9ª larga Nico Rosberg, novamente à frente de Michael Schumacher que ficou fora do Q3 e larga em 11º. Ficou claro nesses 2 primeiros GPs do ano, que a Mercedes não é mais a quarta força entre as equipes de F-1, hoje esse papel cabe a Renault.


Apesar do esforço, Schumacher acabou fora do Q3, em 11º lugar.
Hoje pode-se dizer que a Mercedes não é mais a quarta
força da F-1. Esse papel cabe agora a Renault.

Completando o Q3, em 10º larga Kamui Kobayashi que fez um grande treino superando com facilidade uma das sensações do G.P. da Austrália, o seu companheiro de equipe, Sergio Perez, que não passou do 16º lugar. Desta vez o melhor dos novatos foi Paul di Resta, da Force India, que larga em 14º, uma posição à frente de Rubens Barrichello, que parecia já cair na realidade que o Williams não está tão bem como ele deslumbrava nos testes de inverno.

Vettel e Hamilton devem disputar a vitória com Button pintando como ameaça se os pneus dos dois primeiros não aguentarem. Os pneus passam a ser decisivos, quantas trocas serão necessárias ? Será que o Kers dará vantagem à McLaren ou prevalecará o melhor chassi da Red Bull ? De qualquer maneira, só a chuva pode impedir que uma dessas equipes perca a prova, e lá ela adora aparecer...

Nenhum comentário: