segunda-feira, 25 de abril de 2011

25/04/2001 - Há 10 anos atrás morria Michele Alboreto

Michele Alboreto no G.P. da San Marino de 1982, onde obteve  
seu 1º pódium na F-1. Com seu Tyrrell Ford chegou
em 3º lugar, atrás das Ferrari de Didier
Pironi e de Gilles Villeneuve.

Hoje faz 10 anos que o automobilismo perdia Michele Alboreto. O milanês disputou 194 GPs de F1 entre 1981 e 1994, vencendo 5 vezes. Considerado pela imprensa italiana como a maior esperança de seu país ter novamente um campeão na F1 desde Giuseppe Farina e Alberto Ascari nos anos 50, Alboreto acabaria sucumbindo diante de uma geração fortíssima que dominaria a década de 80, composta de pilotos do calibre de Nélson Piquet, Alain Prost e Ayrton Senna.   Revelado na Tyrrell em 1982, o italiano seria contratado pela Ferrari em 1984, ficando 5 temporadas em Maranello, onde o seu melhor resultado foi um vice campeonato em 1985.

Alboreto embora fosse tido pela imprensa italiana como
um futuro campeão na F-1 nunca esteve na verdade
entre os maiores pilotos de sua geração.

Três anos mais tarde, em 1988, seria demitido depois que passou a ser superado constantemente por Gerhard Berger que tinha sido contratado pela equipe italiana em 1987. A partir daí a "esperança" italiana faria apenas figuração na F-1 e se retiraria da categoria em 1994, depois de passar pela Lola, Arrows, Footwoork e Minardi. Mesmo sendo um bom piloto, as circunstâncias da temporada de 1982, a mais  tumultuada da história da F1, cheia de acidentes e desclassificações , favoreceram Alboreto que deu a impressão de ser um fora-de-série. Impressão que as temporadas de 1987 e 1988, quando foi completamente suplantado  por Berger ( que estava muito longe de ser um Piquet, um Prost ou um Senna ), trataram de desmentir.

Vencedor das 24 horas de Le Mans em 1997, Alboreto
esperava repetir o feito em 2001. Mas um estouro de pneu
destruiu seu sonho e sua vida no circuito alemão de Lausitzring.

Desiludido com a F-1 foi correr no Mundial de Marcas. Em 1997 venceu as 24 horas de Le Mans e no início de 2001, as 12 horas de Sebring.  Poucos meses mais tarde, no dia 25 de abril, ao testar seu Audi R8 no circuito alemão de Lausitzring, visando uma nova vitória em Le Mans, sofreu um acidente que lhe custou a vida. Seu Audi teve um estouro de pneu  quando estava a mais de 300 km/h e levantou vôo, caindo de rodas para cima esmagando o santo antônio do carro. Com múltiplas fraturas na cabeça e no pescoço, não resistiu. Tinha 44 anos.

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