quarta-feira, 27 de abril de 2011

27/04/1975 - 36 anos da Tragédia de Montjuich

G.P. da Espanha de 1975, uma prova tumultuada desde o início.
Na largada, Mario Andretti bateu em Niki Lauda que atingiu
Clay Regazzoni. Na foto vemos Lauda com a suspensão
destruída, mas o pior aconteceria na 25ª volta.

No dia 27  de abril de 1975 foi disputado o último G.P. da Espanha realizado no maravilhoso Parque de Montjuich, em Barcelona, que era simplesmente o circuito de rua com o traçado mais rápido já visto até hoje. Embora espetacular, a pista era perigossíssima.  Em 1975, a prova foi tumultuada desde os treinos. Os guard-rails estavam muito mal fixados e houve uma reunião da GPDA onde os pilotos exigiram que os mesmos fossem consertados. Os organizadores pouco fizeram e ameaçaram reter todos os carros em Barcelona. Emerson Fittipaldi se recusou a correr e deixou a capital catalã no sábado, véspera da prova. No domingo a corrida foi curta e trágica, onze pilotos abandonaram a prova por acidentes e na 25ª volta aconteceria o pior. A Lola de Rolf Stommelen perdeu o aerofólio traseiro ( ver video abaixo ) quando liderava a prova na subida após os boxes. O carro bateu no guard-rail, voou para o outro lado da pista e passou por cima das cercas de proteção matando 5 pessoas e ferindo gravemente o piloto alemão. A corrida foi interrompida e Montjuich seria riscada para sempre do calendário da F1.



Único video que mostra exatamente o momento que o aerofólio se desprende da Lola de Rolf Stommelen. Reparem que Jose Carlos Pace estava colado no alemão pronto para assumir a liderança da corrida, mas o brasileiro acabaria também se envolvendo no acidente.



Video com um pequeno resumo do que aconteceu em Montjuich em 1975. Logo no início pode-se perceber que os próprios pilotos e mecânicos trabalham na fixação dos guard-rails.

Nenhum comentário: