quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Perigoso Precedente


Max Mosley, presidente da FIA, chega à sede da entidade em Paris : Conselho Mundial abriu precedente perigoso

Coluna : Volta Final( Otto Jenkel )

Então a McLaren foi multada em US$100 milhões e perdeu todos os pontos do Mundial de Construtores. Acabou sendo condenada, portanto. Será que foi mesmo ? Alguém se lembra de um Campeão de Construtores ? O que interessa, e sempre interessou na F-1, é o Mundial de Pilotos. Tanto que só em 1958 começou a existir um título para as equipes, embora a F-1 exista desde 1950. Seria uma espécie de prêmio de consolação para quem não ganhou o Mundial que realmente interessa. O deste ano, pelo andar da carruagem, está entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso. É isso que vai constar nos livros. O piloto campeão de 2007 a bordo de um McLaren Mercedes. Então vamos mudar o script : a McLaren foi , na verdade, inocentada nessa quinta feira em Paris.

Quando o site da revista inglesa Autosport anunciou, antes do comunicado oficial, que a equipe de Woking havia sofrido a pena máxima, ou seja, foi excluída não só da temporada de 2007 como também de 2008, a surpresa foi geral. Todos imaginavam que o veredicto final seria mesmo o que foi confirmado mais tarde. Ninguém entendeu nada. A revista acabou retirando a afirmação 5 minutos após o anunciado. Uma tremenda pisada de bola ou não ? Corre o boato, que a primeira informação era essa, e que houve uma correria nos bastidores para tentar preservar a imagem da F1 e que uma pena mais branda, seria a melhor saída. Será ?

Vamos a um rápido resumo dos fatos. Nigel Stepney, gerente técnico da Ferrari, forneceu para Mike Coughlan, engenheiro-chefe da McLaren, um dossier contendo mais de 700 páginas com documentos secretos da Ferrari. Coughlan foi denunciado pelo dono da copiadora onde foi feita a cópia e pego pela Polícia com esses documentos em casa.

Na primeira audiência do Conselho Mundial da FIA, em 26 de julho, a McLaren foi considerada culpada, mas não foi punida, sob a alegação que não era possível determinar se ela se beneficiou desse dossier. A Ferrari protestou e foi então marcada uma audiência na Corte de Apelações da FIA onde seriam ouvidas as duas partes. Nem foi preciso. Com o surgimento de novas evidências, uma troca de e-mails entre Fernando Alonso e Pedro De La Rosa, piloto de testes da McLaren, foi marcada uma nova reunião do Conselho Mundial para hoje, com o veredicto já citado aqui.

A FIA conseguiu criar agora um perigosíssimo precedente. Nunca na História da F-1 houve um episódio de espionagem tão escandaloso. Qualquer suspeita futura pode levar uma equipe a alegar : "mas em 2007 com a McLaren..." Mike Coughlan não era um membro qualquer da equipe, era simplesmente o engenheiro-chefe da McLaren. Se ele recebeu os documentos e não denunciou o "presente" para a FIA, é porque o usufruiu deles. Alguma dúvida ?

Dentre os inúmeros documentos secretos, um era especial. O que mostrava os melhores acertos do pneu Bridgestone com o chassi da Ferrari e como melhorar seu desempenho. Segredos dos mais bem escondidos da F1. Explica-se : a Michelin retirou-se da F1 na temporada passada. Era esperado que tanto a Renault como a Mclaren, que usavam os pneus franceses há anos, tivessem muita dificuldade com os Bridgestone. A Renault se perdeu completamente, a McLaren não. Pelo contrário. A Ferrari, que era favorita absoluta de 2007 , por já possuir os pneus japoneses desde 1998, começou o ano bem superior, mas passou a ter a concorrência feroz da McLaren a partir de Mônaco, um pouco antes de Coughlan fazer a cópia do dossier. Uma subida de performace extraordinária, inexplicável até então.

No meio de tantas evidências, a FIA perdeu a oportunidade de dar uma punição exemplar à McLaren e atingir o que realmente interessa, o Mundial de Pilotos. Pouco importa se Fernando Alonso e Lewis Hamilton foram os melhores pilotos do ano e que Felipe Massa e Kimi Raikkonen erraram demais e não mereciam o título. Até que ponto, os pilotos da McLaren foram beneficiados pela espionagem ? Não se sabe, mas não foi pouco. Se os carros ganharam velocidade através de meio ilícitos, via espionagem, os pilotos usufruiram dessa vantagem, não ?

Com tanto interesse em jogo : McLaren, Mercedes, Vodafone, Inglaterra, Lewis Hamilton...o veredicto da "Place de la Concorde 8" ( endereço da FIA, tem nome mais propício ? ) não poderia ser outro. Aberto esse precedente , a partir de agora a FIA será responsável pela "Guerra Fria" que será instalada na F1, em que a espionagem não só será permitida, como tolerada, já "que em 2007...".

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente, pelo seu tópico claramente percebe-se que as informações de acertos com os pneus Bridgestone na Ferrari devem ter alavancado a perfomance das flechas prateadas. Realmente, um precedente perigosíssimo.