Alonso faz o Hat Trick ( Pole Position - Melhor Volta - Vitória ) e diminui para três pontos a diferença para o líder do Mundial de F-1, o inglês Lewis Hamilton.
Uma dobradinha inédita na Itália, atuações perfeitas de seus pilotos e uma derrota marcante de sua maior rival dentro de sua própria casa. É, a Mclaren teria todos os motivos para comemorar tudo isso. Teria. As atenções de todos os homens de Woking no entanto estão para a reunião do Conselho da FIA, em Paris, na quinta-feira, onde a Mclaren será julgada por espionagem. Monza pode ter sido na verdade o canto do cisne da equipe inglesa.
Mas vamos deixar os tribunais de lado, se é que isso é possível, e fixar no que se viu nas pistas. Se Alonso foi absoluto no fim de semana, venceu como quis, depois de fazer a pole e a melhor volta, quem roubou a cena foi seu “companheiro” de equipe, Lewis Hamilton, que foi sem dúvida o grande protagonista da prova. Para isso bastaram duas ultrapassagens, o que é suficiente para transformar um piloto de F1 hoje, em destaque, já que passar virou artigo de luxo. De qualquer maneira, isso só valoriza os feitos do inglês.
Logo na largada, Hamilton perdeu a 2ª posição para Massa, que entrou por dentro na chincana. Hamilton jogou por fora, tocou sua roda traseira direita na dianteira esquerda de Massa e saiu reto na chincana. Passou. Esperava-se que os comissários pedissem à Hamilton que devolvesse a posição para Massa. Afinal de contas, ele não fez a chincana. Mas a FIA mais uma vez demonstrou que o que vale para o inglês não vale para os outros. Felizmente com a quebra de Massa essa decisão acabou não alterando o resultado final da prova.
A 2ª ultrapassagem foi talvez a mais bela do ano. O inglês trocou duas vezes de pneus e acabou voltando atrás de Raikkonen que só fez uma parada. É verdade que o Mclaren era bem mais rápido que o Ferrari e que Kimi ainda sentia o pescoço dolorido após o violento acidente de sábado. Pouco importa. A ultrapassagem foi espetacular. O inglês entrou no vácuo da Ferrari no final do retão, jogou para a direita e saiu todo torto, fritando pneus. Quando Kimi percebeu, já estava em 3°. O inglês, sem dúvida, roubou a cena.
Os lances espetaculares de Hamilton acabaram por camuflar a excelente corrida de Alonso. Apesar de sua genialidade, o inglês ainda não consegue acompanhar o asturiano em ritmo de corrida, sobretudo em circuitos rápidos. Suas três vitórias foram em pistas lentas : Montreal, Indianápolis ( que de rápido só tem o trecho do oval ) e Budapeste. Já em Silverstone, Nürburgring e Monza, o inglês ficou bem atrás de Alonso. Principalmente nas duas primeiras. Sua vantagem tem sido nas voltas lançadas nos treinos, quase sempre perfeitas. Como está cada vez mais difícil passar isso é uma vantagem considerável.
Com 18 pontos de vantagem para o piloto da Ferrari mais próximo, Raikkonen, o Mundial de F1 está nas mãos da Mclaren, pelo menos até quinta feira...
Retrovisor :
- Alonso ao cruzar a linha de chegada, passou acelerando, sem a tradicional aproximação que todo piloto faz rente ao boxe para comemorar a vitória com sua equipe. Sua desculpa : "Não queria sujar os mecânicos..." Alguém acredita ?
- Em mais de 40 anos de História da Mclaren no G.P. da Itália, foi a sua 1ª dobradinha. Nem com Senna e Prost juntos a equipe de Woking obteve êxito.
- Ron Dennis chorou no final da prova. As más linguas diziam que era choro de crocodilo " Ele não derramou uma lágrima nem no enterro do Senna"
- A Ferrari sofreu a maior derrota do ano logo em casa. Agora só resta Paris...
- Finalmente a Honda fez seu 1º ponto do ano, com Button, evidente. Barrichello espera bater o recorde de Gps de Patrese em 2008 para pendurar o capacete. Já era hora.
- Depois de Raikkonen no sábado, mais um acidente grave, desta vez com Coulthard. As batidas estão cada vez mais assustadoras e os carros mais seguros. Só que um dia essa sorte acaba...
- As ultrapassagens de Hamilton e a disputa entre Rosberg e Button foram os únicos duelos da prova. Muito pouco. Ou a FIA faz algo ou a F1 vai virar receita pra dormir...
- Mas afinal o que houve com Massa ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário