sexta-feira, 15 de julho de 2011

Grandes Duelos ( VIII ) Peterson x Depailler - Kyalami 1978



Embora fosse um excelente piloto, Patrick Depailler era frequentemente chamado de "o eterno segundo", já que por inúmeras razões a vitória sempre lhe escapava das mãos.  Finalmente no G.P. da África do Sul de 1978 esse dia parecia que ia chegar, depois de 67 GPs disputados e 7 segundos lugares. Mesmo largando na 11ª posição, o francês da Tyrrell se viu inesperadamente na liderança, à apenas 14 voltas do final, quando Riccardo Patrese teve uma quebra no motor de seu Arrows. Antes do italiano, a 1ª posição já tinha passado nas mãos de Mario Andretti e Jody Scheckter, que a perderam também por problemas mecânicos.

Tudo indicava que era a vez de Patrick vencer, mas o francês estava com problemas de consumo de combustível e era ameaçado por Ronnie Peterson, da Lotus, que tinha largado uma posição atrás do francês, em 12º, e estava também numa corrida de recuperação. O sueco foi diminuindo a diferença e na última volta alcançou Depailler. O francês manteve ainda a posição até restar três curvas para a bandeirada, quando Ronnie o passou, alcançando uma vitória espetacular ( era o 7º colocado à 27 voltas do final ). Para Peterson um triunfo que mostrou que ele não estava acabado como muitos acreditavam, principalmente Ken Tyrrell, que não quis renovar o contrato com o sueco depois de um ano ruim na equipe em 1977. Já Depailler parecia que estava destinado mesmo a ser o eterno segundo.

No entanto, duas corridas depois, fez-se justiça e o francês obteve a sua 1ª vitória na F1 no G.P. de Mônaco. "Demorou..." disse ele após a corrida "...e depois daquele dia em Kyalami, achei que nunca mais venceria, mas quebrar a escrita em Mônaco, bem, isso não poderia ter acontecido em lugar melhor..."

Nenhum comentário: