quarta-feira, 6 de julho de 2011

The 50's ( VIII ) G.P. da França de 1958


Reims, 6 de julho de 1958, Mike Hawthorn, Luigi Musso e Harry Schell aguardam a ordem de largada para o G.P. da França. Hawthorn, que largou na pole position, obteria a sua 1ª e única vitória na temporada em que seria campeão. Já Schell e Musso não completariam a prova. Schell abandonaria por superaquecimento no motor na 41ª volta e Musso, morreria, após sofrer um acidente com sua Ferrari D246 na 9ª volta.

Hoje faz 53 anos em que não só o piloto romano perdeu a vida, como também em que Juan Manuel Fangio disputou a sua última corrida na F1. Desolado com a morte de Musso, o argentino resolveu abandonar as pistas : "Cansei de saber que meus amigos morreram...". Coincidentemente foi ao lado de Fangio que Musso obteve a sua única vitória na F1. No G.P. da Argentina de 1956, Fangio foi obrigado a abandonar na 22ª volta por problemas na bomba de combustível de sua Ferrari. Na época era permitido que um piloto da mesma equipe cedesse o seu carro a um outro se fosse necessário. Musso que vinha em 5º lugar, recebeu a ordem para dar o seu carro a Fangio na 31ª volta. O argentino voltou para a pista e venceu a prova, dividindo o triunfo e os pontos com o italiano.

Pouco mais de dois anos depois, Musso alinhava a sua Ferrari na 1º fila para o G.P. da França com o 2º tempo obtido nos treinos. Depois de chegar em 2º lugar na Argentina e em Mônaco, perdendo ambas as corridas para os aparentemente frágeis Cooper Climax de motor traseiro, Musso era terrivelmente pressionado por Enzo Ferrari para obter uma vitória. Quando perseguia o líder Hawthorn na 9ª volta, Musso perdeu o controle de sua Ferrari na curva Muizon, saindo da pista e capotando várias vezes. O italiano foi atirado para fora do carro, morrendo aos 33 anos de idade.

Mas, no final de 1958, a Ferrari terminaria campeã... 

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