sexta-feira, 8 de julho de 2011

Brands Hatch - G.P. da Inglaterra de 1974



Video da série "ESPN classic" em duas partes com o G.P. da Inglaterra de 1974 em Brands Hatch. Para mim a pista inglesa está entre as cinco maiores de todos os tempos ao lado de Nürburgring, Zeltweg, Zandvoort e Spa Francorchamps. Os próprio ingleses sempre reconheceram Brands como o mais brilhante traçado já feito na Grã Bretanha.

Niki Lauda da Ferrari dominou quase totalmente essa corrida quanto teve um furo de pneu há poucas voltas do final. Só que o pneu não estourou e foi se esvaziando aos poucos. Como na época as trocas de pneus eram muito lentas ( entre 30 segundos e 1 minuto ) o austríaco resolveu arriscar e levar o carro até o final, mas se deu mal e acabou sendo ultrapassado por Jody Scheckter, Emerson Fittipaldi e Jacky Ickx.

Reparem que o ainda muito jovem Luca di Montezemolo ( hoje Presidente da Fiat e na época chefe de equipe da Ferrari ) fez questão de frisar numa entrevista que Lauda era o melhor piloto do mundo ( discutia-se muito na F1 se era ele, Emerson ou Ronnie Peterson ) e reclamou que o austríaco deveria ter chegado em 4º, porque uma multidão invadiu os boxes e impediu que Lauda voltasse a pista depois de trocar o pneu para dar a última volta. O caso foi levado aos tribunais e após uma conferência com a cronometragem a FIA decidiu que o austríaco chegara em 5º.

Dá até pena lembrar que Bernie Ecclestone tirou Brands Hatch do calendário da F1 a partir de 1986 por razões políticas. De 1987 em diante o G.P. da Inglaterra sempre aconteceu em Silverstone, uma pista muito boa, mas que nunca chegou aos pés de Brands. Com as modificações que sofreu ao longo dos anos, Silverstone  parece hoje um outro circuito, mas para os padrões da F1 atual está excelente...

Nenhum comentário: