quarta-feira, 30 de março de 2011

Vettel vence na Austrália e parte para o bicampeonato

Sebastian Vettel vence de forma avassaladora o G.P. da Austrália
e já é o maior favorito ao título do Mundial de 2011.

A temporada de 2011 da F-1 começou da mesma forma que terminou a de 2010 : com uma vitória absoluta de Sebastian Vettel. O alemão, que já havia vencido também a penúltima prova do ano passado, conseguiu então sua terceira vitória consecutiva na F-1 o que não acontecia desde que Jenson Button venceu quatro provas seguidas no início do Mundial de 2009.

Vettel : terceira vitória consecutiva
na F-1. Além da Austrália venceu
as duas últimas provas de 2010.
O curioso é que a F.I.A. fez uma série de mudanças no regulamento da categoria para tentar torná-la mais interessante e o efeito, pelo menos nessa 1ª corrida, foi o contrário. Se no ano passado havia um equilibrio entre as três grandes equipes da F-1 - Red Bull Renault, Ferrari e McLaren Mercedes -  nesse G.P. australiano a equipe austríaca sobrou na turma. E não foi pouco. Vettel conseguiu a pole position com quase 8 décimos de segundo de vantagem sobre o 2º colocado, Lewis Hamilton. Na corrida ganhou com absoluta superioridade impondo um ritmo de corrida suficiente apenas para não ser ameaçado. Tudo isso sem usar o Kers ( sistema de recuperação de energia ) o que possivelmente aumentá ainda mais a vantagem dos Rubro Taurinos, quando ele for utilizado futuramente.

A 1ª corrida do ano foi aguardada com espectativa. As mudanças não foram poucas : diminuição do diâmetro dos pneus, saída da Bridgestone e entrada da Pirelli, volta dos Kers e  a utilização dos aerofólios móveis. Tudo isso para buscar o que, afinal, é o mais emocionante  nas corridas,  que todos pagam para ver e que virou raridade na F-1 nos últimos anos : a  ultrapassagem.

Vettel se impõe logo na largada., enquanto que Button e Alonso vão
se estranhar. Os dois perderam várias posições.

Mas se o G.P. da Austrália servir de parâmetro de tudo que vai acontecer na temporada, a tentativa fracassou. O que assistímos foi mais uma corrida monótona e que todas as ferramentas utilizadas pelos pilotos para ultrapassar - Kers, pneus, aerofólios - se revelaram infrutíferas. Os dirigentes da F.I.A logo se defenderam alegando que o circuito de Melbourne não tem retas grandes suficientes para que toda essa engrenagem funcione. Esquecem que foram principalmente eles mesmos que mutilaram os grandes circuitos da F-1, destruindo retas e colocando um chicana aqui e alí. De qualquer maneira, não vamos demorar muito para saber se as mudanças darão certo ou não, já que as próximas pistas do Mundial, Sepang e Shanghai, estão entre as que tem as maiores retas da categoria, sendo que o circuito chinês possui a maior reta de todo o calendário. Veremos então.


A Ferrari teve um desempenho muito aquém do esperado. Fernando
Alonso não conseguiu ultrapassar a Renault-Lotus de
Vitaly Petrov e teve que se contentar com um 4º lugar.

A corrida em sí não foi lá muito interessante, mas teve algumas curiosidades. Vettel liderou a corrida toda e só perdeu a liderança quando parou a 1ª vez para trocar pneus. O alemão teve problemas nesse 1º jogo de pneus e perdia terreno para Hamilton que vinha em segundo. Voltou em 4º, atrás do inglês,  de Petrov e de Button. Se ficasse atrás do outro McLaren muito tempo poderia ter sua vitória ameaçada por Hamilton. Foi o único momento da prova que teve a liderança sobre algum risco. Como não podia perder tempo algum, tratou logo de passar Button por fora em uma curva numa linda manobra.  Quando Hamilton parou, Vettel voltou a liderança com mais folga e a partír daí foi só tocar o Red Bull até a bandeirada.

Depois da Red Bull, o melhor carro em Melbourne foi a McLaren. Hamilton manteve um bom ritmo durante toda a prova e só não fez uma corrida perfeita porque cometeu um erro quando saiu da pista na 1ª curva, danificando o assoalho da McLaren. Seja como for, isso não o impediu de chegar com tranquilidade em segundo lugar.

Sebastian Vettel e Vitaly Petrov comemoram no pódium.
Os dois,  juntos com o estreante mexicano
Sergio Perez,  foram os melhores pilotos da prova.

Completando  o pódium ao chegar em 3º lugar, o russo Vitaly Petrov foi junto com Vettel e Perez ( de quem falaremos mais tarde ) os melhores pilotos da corrida. Petrov deu uma grande largada pulando de 6º para 4º e durante boa parte da corrida segurou Alonso, repetindo o que tinha feito em Abu Dahbi em 2010, quando o espanhol não conseguiu passá-lo de jeito nenhum. Alonso acabou chegando em 4º numa Ferrari decepcionante. Mas decepcionante ainda, contudo, foram as declarações do espanhol atacando Petrov sem razão. Primeiro o criticou pela largada : "Estava lado a lado com Button, e Petrov arriscou na primeira curva e empurrou Button para cima de mim. Para evitar Petrov, Button me empurrou quase fora da pista."



No entanto, como podemos ver nesse video, foi Alonso quem foi pra cima de Petrov primeiro e a confusão toda começou porque Hamilton arrancou mal. Button, que vinha atrás dele, teve que jogar o carro para a esquerda, onde estava Alonso, espremendo o espanhol que foi obrigado a sair pela grama perdendo várias posições. O piloto da Ferrari ainda mostrou um certo desprezo pelo russo, por este  ter terminado de novo na sua frente : "Para os jornalistas, é  muito interessante falar de disputa entre eu e Petrov, mas no final eu olhei para o retrovisor e fiquei feliz porque  tinha dois concorrentes pelo título ( Webber e Button ) atrás de mim. Ao terminar em quarto, perdi pontos para Hamilton e Vettel, que vão também disputar o título, mas os pontos para Petrov não me deixam tão estressado”. Pois deveria Fernando, se passasse o russo seriam mais três pontos no campeonato...

Como disse Alonso, atrás dele, em 5º e 6º, chegaram Webber e Button. O australiano correndo em casa esteve irreconhecível, sendo totalmente suplantado por Vettel o fim de semana todo. Já Button se atrapalhou na largada e depois ficou preso atrás de Massa por várias voltas. Quando conseguiu passá-lo o fez por fora da pista ( ver video abaixo ) , como o inglês inexplicavelmente não devolveu a posição, levou um drive-through perdendo vários posições.



Se Webber e Button foram ofuscados por seus companheiros de equipes, o mesmo não aconteceu com o mexicano Sergio Perez que, estreando na F-1, chegou em um excelente 7º lugar, uma posição à frente do japonês Kobayashi com quem ele corre na Sauber. Perez, que é o 1º piloto do México na F-1 desde que Hector Rebaque foi companheiro de Nélson Piquet na Brabham na temporada de 1981, foi o único piloto que fez a corrida toda com apenas dois jogos de pneus. Pena que horas depois da prova, os dois pilotos da Sauber foram desclassificados por irregularidade na asa traseira do carro. Com a eliminação da equipe suiça, Massa, Buemi, Sutil e o estreante escocês Paul di Resta chegaram , respectivamente, em 7º, 8º, 9º e 10º lugares, completando a lista dos que pontuaram em Melbourne.

Quantos aos brasileiros, Massa fez uma corrida muito irregular. Foi, entre todos os pilotos, o que largou melhor pulando de 8º para 4º, se aproveitando da confusão na 1ª curva. Segurou muito bem Button durante várias voltas, mas depois que foi ultrapassado por Alonso, diminuiu o ritmo e desapareceu da prova. Mesmo assim fez a melhor volta da corrida, o que aliás passou despercebido para muita gente. Já Barrichello teve "mais uma atuação de Barrichello" ( como aliás já tinha tido nos treinos, ver post anterior ), jogou tudo a perder quando parecia estar se recuperando na corrida. Caiu pra último na 1ª volta depois que levou "um chega pra lá de uma Sauber" e saiu da pista. Vinha se recuperando e estava em 9º quando errou a freada e atropelou Nico Rosberg ( ver video abaixo ).



A desculpa do brasileiro foi a seguinte : "na batida com o Rosberg, eu nem pretendia passar, estava me defendendo do Kobayashi. Com os pneus diferentes, as freadas são diferentes e ele freou muito antes. Ele tinha me fechado antes e eu nem queria passar ali." Ninguém entendeu nada da colocação de Rubens, se ele sabia que pneus diferentes causam freadas diferentes não deveria ter ficado surpreendido com o que fez Rosberg. No acidente nos treinos admitiu a culpa, já na corrida preferiu culpar Rosberg. Bom, nos treinos ele rodou sozinho quem ele iria culpar ? Só se fosse  a grama... 

"Atropelado" por Barrichello, Nico Rosberg não teve como
continuar na prova por causa de um radiador furado.

Barrichello seria punido com um drive-through e depois abandonaria com o câmbio quebrado. Rosberg, atingido pelo brasileiro, teve um radiador furado e abandonou a prova. O mesmo aconteceu com o seu companheiro da Mercedes, o heptacampeão Michael Schumacher, que foi abalroado por Jaime Alguersuari na largada e teve um pneu furado. Voltou pra pista, mas o carro teve a suspensão atingida e ficou inguiável, dançando de um lado para o outro.  A equipe, por precaução, mandou o alemão recolher o carro para os boxes. "Foi divertido" disse o alemão após a corrida. 


Se Vettel e a Red Bull repetirem na Malásia o magnífico
desempenho na Austrália, Ferrari e McLaren ficarão
em uma posição muito díficil no campeonato.

Mas diversão em Melbourne quem teve mesmo foi Sebastian Vettel e a Red Bull Renault. Uma nova vitória avassaladora na Malásia pode colocá-los numa posição excelente para a conquista do título de 2011. Ferrari e McLaren prometem reagir logo. Terão sucesso ?

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