sábado, 20 de outubro de 2007

Interlagos : Batalha Final tem Massa, o intruso, na pole


Massa fez sua segunda pole consecutiva no Brasil, mas para o Mundo o que interessa é quem será o campeão do mundo amanhã.

Todas as atenções podem estar voltadas para os três pilotos que decidirão amanhã quem será o campeão do mundo de F1 de 2007, mas Felipe Massa nem quis saber, e garantiu sua segunda pole position consecutiva no Brasil. Os candidatos ao título largam a seguir, com o favorito do campeonato Lewis Hamilton, em segundo, Kimi Raikkonen, a zebra, em terceiro e Fernando Alonso, a fúria, em quarto.

* Para vencer em Interlagos, Felipe Massa vai ter que torcer, secretamente, para que Lewis Hamilton chegue entre os cinco primeiros. Nesse caso a Ferrari não precisaria fazer qualquer jogo de equipe para que Kimi Raikkonen seja o campeão.

* Qual será a atitude de Felipe na largada ? Das duas uma. Ou ele tenta tomar a ponta, buscando abrir vantagem na liderança ou ele vai tentar atrapalhar Hamilton, tentando favorecer Kimi, para que este assuma a liderança. A primeira hipótese parece ser mais crível. Ele tem a corrida inteira para ajudar o finlandês, e o fará somente se for necessário.

* Mas não se enganem, se precisar, ele ajudará Kimi sem dúvida nenhuma. Esse papo que na liderança de uma corrida no Brasil ele não aceitaria ceder o 1º lugar é papo de jornalista torcedor. Caso Hamilton não esteja entre os cinco primeiros, com Massa e Raikkonen, nessa ordem, em 1º e 2º, vai haver uma ordem da equipe Ferrari para trocar de posições. Mas é proibido, dirão alguns. Certo. Mas depois do julgamento de Paris, terá a FIA moral para decidir o que é ou não é ético ?

* Hamilton está numa posição boa no grid e só tem que tomar cuidado em não se meter em confusão. Com certeza tanto Raikkonen quanto Alonso vão tentar intimidar o inglês nas primeiras voltas, e vai ser interessante ver como ele se comportará. Para Hamilton seria mais simples deixar os dois passarem, não perder o espanhol de vista, porque assim ele seria o campeão. Mas sabe-se lá o que passa na cabeça de um garoto que não tem nem 23 anos. De qualquer forma, só perde o título se algo de inusitado acontecer.

* Raikkonen não tem escolha. O negócio é partir pra cima de Hamilton e se possível tomar a liderança de Massa. O brasileiro serviria de escudeiro e ele tentaria abrir o máximo possível. Depois é contar com a sorte e esperar que algum problema aconteça com o inglês.

* Falando em Raikkonen, o finlandês foi claramente prejudicado por Hamilton quando este saía dos boxes e não abriu caminho para a Ferrari que vinha numa volta rápida. Nenhuma penalidade para Hamilton, é lógico. Se não o puniram até agora não seria na última prova do ano, né ?

* Para Fernando Alonso tudo parece também complicado. Ele já larga com um motor com uns 10 cavalos a menos do que de Lewis Hamilton, porque o inglês não completou a prova chinesa e como cada motor dura duas provas, ele pode ter a potência máxima no Brasil. Como Interlagos exige muito dos motores, devido as suas subidas, o espanhol parece praticamente fora da disputa. Mas como estamos falando do atual bicampeão do mundo, e um piloto fora de série, descartar o espanhol parece ser prematuro.

* A chance de Alonso é tentar desestabilizar Lewis Hamilton. Para isso ele deve tentar pressionar o inglês logo no início da prova, para que ele cometa um erro. Em último caso ele pode tentar forçar uma ultrapassagem, o que obrigaria Hamilton a abrir caminho para o espanhol, já que um acidente entre os dois daria o título de mão beijada para Raikkonen. Mesmo que Alonso se livre do inglês é necessário que ele tente chegar na frente das Ferrari. Não vai ser fácil. Mesmo se tratando de Fernando Alonso.

* Como todas as atenções estão para os quatro primeiros, os outros pilotos acabam virando meros coadjuvantes. Restam poucos "pitacos". Vamos a eles

* Mark Webber fez uma volta fantástica, sendo o primeiro depois do G4, conseguindo superar as BMW em um circuito francamente favorável ao motor alemão. Pena que o australiano não costuma repetir nas corridas, seu desempenho nos treinos.

* Rubinho até que conseguiu um bom resultado com a "tartaruga ecológica" da Honda ao largar em 11º. Mas a Globo fazer uma matéria especial com ele no Esporte Espetacular de amanhã só pode ser piada. O cara não fez um único ponto a temporada inteira. E ainda tem gente disposta a defendê-lo. Né Galvão ?

* A chuva seria a maior inimiga de Hamilton na conquista do título, já que o imponderável costuma acontecer nessas condições. Como ela não vem, tudo parece caminhar para que o inglês seja o novo campeão. É verdade que a bandeirada só é dada na última volta. Só que o inusitado é cada vez mais raro na F1 atual, basta dizer que as McLaren não tiveram uma única quebra o ano todo. É raro, mas ainda existe. E, é nessa incerteza, que ficam as esperanças de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen

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