domingo, 16 de outubro de 2011

Dan Wheldon morre em acidente em Las Vegas

Dan Wheldon ( 1978 - 2011 )

O piloto inglês Dan Wheldon de 33 anos morreu hoje depois de um terrível acidente que envolveu 15 carros na Las Vegas 300, prova de encerramento da temporada de 2011 da Indy Cars Series. O acidente já é considerado o mais sério da história da Indy e a prova foi suspensa com apenas 12 voltas disputadas. Imediatamente ficou evidente que as feridas de Wheldon eram gravíssimas, já que o seu carro ao bater em Ernesto Viso decolou, atingindo o muro num ângulo totalmente desfavorável que esmagou o cockpit do carro, provocando múltiplas fraturas em sua cabeça. Menos de uma hora depois do acidente, Wheldon foi declarado morto, repetindo-se a história do canadense Greg Moore, que em 1999 também faleceu na última prova da temporada daquele ano da Indy em Fontana.

Campeão da Fórmula Indy em 2005 e 16 vezes vencedor na categoria, Wheldon venceu também duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis, a primeira em 2005 e a segunda em junho último ao triunfar espetacularmente no instante final quando o então líder JR Hildebrand bateu na última curva. Wheldon se tornou o primeiro piloto vencedor das 500 Milhas a morrer nas pistas desde que o americano Mark Donohue, que venceu em 1972, perdeu a vida em um acidente durante o Warm up do G.P. da Áustria de F-1 de 1975.

Dan Wheldon já tinha colocado o seu nome na história por ter vencido a mítica 500 Milhas de Indianápolis e ter se tornado o primeiro inglês a fazê-lo desde Graham Hill em 1966. Agora, infelizmente, seu nome também entra na lista dos pilotos que  tragicamente morreram  nas pistas.

Nenhum comentário: